O encontro de verão da APP tem vindo a afirmar-se como um dia de convívio, observação de cães novos, mas também de verificação da qualidade da sardinha. É nesta época do ano que cai sempre bem um sardinha na brasa, acompanhada de pão, salada de pimento e um bom vinho.
O campo de treino da Leirosa (Figueira da Foz) é o local de eleição para este Encontro de Verão. Situa-se no centro do país, permite uma saltada à praia e um mergulho, pelo campo de treino disponível e parque de merendas adequado. Este ano o Encontro de Verão realizou-se no dia 23 de Julho (sábado) e contou com a presença de cerca de cinquenta pessoas. Durante a manhã realizou-se o Teste de Aptidões Naturais e a classe de Juniores do Field-Trial de Verão.
De salientar o bom número de cães jovens presentes, bem como a percentagem elevada de qualificação. No final decorreu o almoço no parque de merendas, com a sardinha na brasa a reinar nos pratos. De louvar o empenho do sócio Valter Ferreira e família que foram incansáveis na preparação da sardinhada. Durante as entradas, entre um branco maduro fresco e uns pedaços de bola de carne e umas tiras de presunto, o juíz e membro da direção da APP Marques Pereira fez uma abordagem à prova de trabalho denominada de Concurso. Ressalta da sua palestra a importância desta prova para os cães que já ultrapassaram os 24 meses de idade, mas por várias razões (principalmente de maturidade do cão e ensino por completar) não deverão participar em classe aberta.
O Concurso deve servir para os cães ganharem experiência, qualificações e prepararem-se para a classe mais exigente. O Presidente da APP, Luís Fonseca, informou os sócios e presentes sobre algumas medidas desta Associação e congratulou os vencedores do campeonato nacional de St. Huberto (Correia da Silva e Mário Brito) pelo título alcançado com perdigueiro português.