“TREINO E ENSINO DO PERDIGUEIO PORTUGUÊS”

01 de Maio 2012

Com a mesma finalidade dos eventos anteriores desenvolvidos pela A.P.P. (Associação do Perdigueiro Português) no Norte do País, este encontro resultou do interesse dos “amantes” do nosso Perdigueiro, pois um número significativo de interessados mantiveram contacto com a referida Associação através da Delegação Norte, sugerindo um encontro em que todos os participantes pudessem dar conta das suas experiências para que deste intercambio todos pudessem melhorar os seus conhecimentos. Assim resultou que um núcleo de entusiastas solicitasse á Delegação Norte uma actividade que abordasse vários temas sobre o nosso Perdigueiro. Na pessoa do Sr. Rui Mota, membro da direcção da APP, a delegação Norte numa tentativa de dar resposta à referida solicitação, resolveu realizar uma “Sessão sobre o treino e ensino do Perdigueiro Português”.

Com a agenda de actividades oficiais já muito preenchida, era difícil organizar uma actividade com carácter oficial e assim contornou-se a dificuldade contactando a direcção da APP, tendo-se, o presidente, prontificado, de imediato, a comparecer e orientar esta actividade experimental. Assim sendo no dia 01 de Maio 2012 realizou-se a referida Sessão nos terrenos postos á disposição pela Associação de Caçadores da Serra D’Arga. Como “São Pedro” não quis colaborar iniciámos os trabalhos em “mesa redonda” na sede da Junta de Freguesia de Arga de São João gentilmente cedida pelo Sr. Adriano.

Foram abordados vários temas com a orientação do experiente presidente Luís Carlos Fonseca. De salientar a participação do sócio Sr. José M. Correia da Silva partilhando experiências e opiniões de grande valor.

Aproveitando uma pequena e curta ajuda de São Pedro estava na hora de ir para o terreno. Foi possível ver alguns exemplares nas mais diversas idades e fases, exemplo disso foi Manuel Antunes com o seu PPM “Cari”.

Com a hora do almoço, já adiantada, deslocamo-nos ao restaurante Vale Vermelho no qual nos esperavam uns “rojões á moda do Minho” para retemperar energias para uma tarde de trabalho.

Um cafezinho e novamente para o terreno já com uma generosa ajuda de São Pedro, nada melhor para fazer a digestão do que por os canitos a correr e os donos atrás deles a picar as pernas nos tojos e háqueas. Foi possível dar a todos a oportunidade de mostrar os seus perdigueiros, permitindo a quem estava a assistir tirar algumas elações pela troca de impressões realizadas.

De destacar algumas prestações como por exemplo a Dulcileia de Martinho Gonçalves PPF de 8 meses que para além de excelentes qualidades naturais foi visível a qualidade de ensino, Falcão da Porta do Olival de Rui Mota PPM de 15 meses na adaptação a terrenos difíceis, Dandy do Choupal de Luís Fonseca PPM de 4 anos em Excelente nível, três promissores cachorros da ninhada “G” de José M. Correia da Silva.

Finda a jornada a avaliação foi positiva. Contámos com 19 participantes nesta sessão experimental que valerá a pena repetir no futuro. Saudações Perdigueiras