No fim-de-semana de 14, 15 e 16 de Outubro, em França, disputou-se o Campeonato do Mundo de Caça Para Cães De Parar e de Stº Huberto.
A Selecção Nacional de Stº Huberto composta por:
– caçador, Mário Brito, com a perdigueira portuguesa “Inca”
– caçador, Vítor Maurício com o perdigueiro português “Classe”,
sagrou-se, CAMPEÃ DO MUNDO de St.Huberto. e Mário Brito sagrou-se individualmente VICE-CAMPEÃO DO MUNDO de Stº Huberto.
De realçar que estes dois caçadores, auxiliados pelos seus perdigueiros portugueses, tiveram que, ao nível nacional, enfrentar a fortíssima concorrência de outros conjuntos que se apresentaram a disputar as variadíssimas provas selectivas do campeonato nacional.
Esta foi uma verdadeira selecção nacional, verdadeiramente representativa dos valores nacionais, na arte dos nossos caçadores de “salto” e da nossa canicultura dos “cães de parar”.
Foram eles, em boa hora, os seleccionados para representar o nosso país. São dois cidadãos nacionais que auxiliados por dois cães, da única raça nacional de cães de parar (o perdigueiro português), demonstraram que também na caça e na canicultura, se trabalharmos, podemos igualar os melhores.
Os persistentes, oportunos e indispensáveis apelos que se vêm fazendo no sentido de prestigiar as capacidades nacionais e o nosso património também aqui chegaram, como, mais uma vez, acaba de se provar.
A Associação do Perdigueiro Português sente-se imensamente feliz pelo feito destes nossos associados, em nome do seu país, e daqui lhes envia sinceros parabéns.
Em nome dos PERDIGUEIROS PORTUGUESES o nosso muito obrigado.
A Direcção