In Memoriam

 

Faleceu no passado dia 21 de Julho de 2014 o nosso associado JERÓNIMO MAURÍCIO.

Um homem simples, sério, de fino trato e amigo dedicado do seu amigo.

Mais do que um sócio desta associação foi um bem feitor.

Será bom que na história do Perdigueiro Português este seja um dos nomes que “da lei da morte se liberte”.

Criador e proprietário do afixo “SOLAR DO JAMOR”, juntamente com seu filho Vítor Maurício, era enorme a sua paixão pelo PP, tendo ao longo dos anos acompanhado e participado ininterruptamente, em toda a actividade desportiva relacionada com os cães de parar.

Apesar da sua idade acompanhava diariamente o Vítor no ensino e treino dos cães e não se dispensava de dar os seus conselhos e até “ralhar” quando as coisas não corriam como ele entendia que deveriam correr.

Emocionava-se com o comportamento e resultados dos perdigueiros em prova, quer fossem seus ou de qualquer outra pessoa e para testemunhar esta sua paixão não podemos deixar de divulgar esta comovente história:

Uma qualquer Barrage de uma Taça de Portugal, para atribuição de CACIT, entre uma Perdigueira Portuguesa e um Braco Alemão.

A perdigueira ganhou.

Muitas felicitações e parabéns por parte de alguns presentes. Até aqui, tudo normal.

Eis senão quando o Sr. Jerónimo Maurício chamou o condutor da perdigueira à parte e disse-lhe: “Passei todo o tempo a rezar” .

Ficaram um e outro olhando-se fixamente, os olhos encharcados, sem conseguir dizer nada, abraçando-se, com emoção.

A sua idade cronológica estava muito para além da sua idade mental, era um verdadeiro “miúdo” apaixonado. Tinha uma consideração e admiração invulgar pelo seu filho Vítor, que algumas vezes nos confessou ele dizer-lhe, como prova do seu apego à vida:

“ Vítor, quando chegar a hora vou aos pontapés ao caixão.”

Obrigado Jerónimo Maurício

Descanse em paz.

A Direcção da APP

 

Faleceu no dia 03-02-2014 o nosso sócio e amigo de longa data malayam hairey pussy Américo Rodrigues. Um homem de bom trato que dedicou muito do seu tempo ao Perdigueiro Português, calcorreando o país a apresentar os seus cães nas exposições e monográficas, estando ligado à génese e orientação do canil “de TORRES”. Durante vários anos conduziu perdigueiros portugueses do seu afixo em provas de trabalho, testando a sua funcionalidade. É um dever de todos os amantes do nosso cão, recordarmos todo o legado que nos deixou.

Bem haja!

Descanse em paz.

A Direção da APP

 

A Associação do Perdigueiro Português só agora teve conhecimento do falecimento em 09/07/2014 do seu Sócio Fundador Carlos João Sousa Gomes da Silva.
Apesar do tempo já decorrido não podemos deixar de publicamente dar conta da consideração e estima que desde sempre Gomes da Silva mereceu desta Associação.
Desde a primeira hora que desempenhou o cargo de Secretário da Direcção da APP.
Pela extrema dedicação que sempre teve pelos perdigueiros e acima de tudo pela competência com que desempenhou as suas funções foi-lhe atribuída a distinção de Sócio de Honra desta associação.
É com gratidão por tudo o que nos transmitiu e pelo seu exemplo de dedicação que fazemos questão de o recordar e dar a conhecer aos mais jovens.
Que descanse em paz.
A Direção da APP