Pre Loader

Estalão Trabalho

ESTALÃO DE TRABALHO DO PERDIGUEIRO PORTUGUÊS

DATA DA 1ª PUBLICAÇÃO do Estalão de Trabalho Oficial: 1988.
1ª Revisão: Estalão de Trabalho da raça Perdigueiro Português aprovado em Assembleia Geral Extraordinária do Clube Português de Canicultura em 24 de Agosto de 1993.

ESTALÃO DE TRABALHO (Actual)
Perdigueiro Português

Nota introdutória:
O estalão de trabalho do Perdigueiro Português, visa mormente descrever a forma como os seus exemplares devem atuar nas provas de trabalho.

Andamento:
Galope harmonioso e enérgico, sem ser impetuoso, adaptado à orografia, aocoberto vegetal, às condições climáticas e à espécie de caça, esporadicamente pode adotar outro tipo de andamento. A velocidade não deve ser procurada a todo o custo, mas a motivação incutida pelo treino específico para provas de curta duração pode originar um movimento mais exuberante.

Busca:
Com iniciativa e método sem ser mecanizada, esforçando-se por não deixar caça no terreno percorrido. Tendencialmente mais ampla na planície e mais restrita no bosque, por forma a manter a sua natural ligação ao condutor.

Porte da cabeça:
Normalmente acima ou no prolongamento da linha dorsal. A cabeça é móvel na procura de emanações. A altura do coberto vegetal e as condições climáticas podem originar um posicionamento ligeiramente diferente, quer para cima quer para baixo.

Mostra:
De pé com expressão e precisão, pescoço esticado, cabeça imóvel apontando na direção da peça. Condições casuais podem originar uma mostra súbita em plena busca ou uma mostra após a subida da emanação num movimento mais lento, mas sempre tenso (remontando). Cauda hirta, preferencialmente na horizontal ou ligeiramente elevada. Se a peça tenta fugir apeada, pode espontaneamente guiar, em andamento lento e cauteloso, entrecortado por curtas paragens para voltar a bloqueá-la.

Deslizar:
Com facilidade, à ordem do condutor, de forma enérgica e concludente.

Cobro:
Em terra e na água, com eficácia.

 

Ratificado em Assembleia Geral do Clube Português de Canicultura a 19 de Março de 2022